Mensagem de erro ao tentar comprar

(This post is only for Brazillian PayPal users.)

Está com problemas ao tentar comprar minhas músicas no Bandcamp? Vamos entender o motivo.

Quando usuários do PayPal do Brasil compram de outros usuários do PayPal do Brasil (pra quem não sabe eu sou brasileiro, e consecutivamente a minha conta do PayPal também), é obrigatório que o pagamento seja feito em Reais (BRL). O PayPal impossibilita transações nacionais em outra moeda (por exemplo o Dolar (USD), moeda usada na minha página do BandCamp). Por consequência fica impossível a transação, sendo que todo o processo do Bandcamp é processado pelo PayPal.

Imagem da mensagem de erro dada pelo PayPal.

O problema é duplo: Nenhum brasileiro consegue comprar meus produtos (devido à incompartibilidade de outras moedas com o PayPal do Brasil) e o Bandcamp ainda está implementando o Real (BRL) em seu sistema.
Assim que a moeda for implementada, farei uma página exclusiva para clientes brasileiros.

Até lá, peço desculpas aos meus conterrâneos e aceito sugestões para driblar o problema. Por enquanto estou na dependência da implementação do Real pelo Bandcamp, ou na mudança das regras do PayPal (duvido muito).

4 responses to “Mensagem de erro ao tentar comprar

  1. Eu tive esse mesmo problema com vários músicos brasileiros e acabei chegando aqui procurando uma solução no Google.

    Um workaround possível é fazer o pagamento sem usar uma conta do PayPal, apenas com o cartão de crédito. O Bandcamp diz que isso é possível (http://bandcamp.com/buying_without_paypal), mas diz também que:

    “Unfortunately, PayPal does not allow credit cards in 100% of cases. Sometimes it’s because of your location, other times it’s because of incorrect settings in the seller’s account, and still other times it’s because you’ve got a browser cookie that indicates you already have a PayPal account (you might try clearing your cookies to get around this).”

    Eu notei que de alguns músicos eu consigo comprar sem conta no PayPal e de outros não. Por exemplo, a http://luisamaita.bandcamp.com eu consigo, mas a http://thaisbonizzi.bandcamp.com não. Eu percebi que a Luísa Maita recebe os pagamentos pelo Cumbancha LLC (http://cumbancha.com), que não é brasileiro (voilà). Pelo visto estão bloqueando brasileiros de comprarem de músicos brasileiros usando apenas cartão de crédito também. 😦

    Você pode testar aí abrindo uma aba anônima do Google Chrome ou entrando na navegação privativa do Firefox (o que assegura que o navegador não vai ter os cookies que dizem ao PayPal que você já tem uma conta) e tentando comprar. Se a página do PayPal der a opção “Create a PayPal account”, nada feito. Mas se aparecer “Pay with Bill Me Later, Debit or Credit Card”, aí é possível pagar sem criar uma conta.

    Eu mandei um e-mail ao suporte do Bandcamp pedindo uma solução. Quando eles responderem publico aqui.

  2. A resposta:

    “Hey Tiago,

    We recently looked into supporting Reais through PayPal and came to the conclusion that PayPal wants too many strings to be attached. However, we are very interested in opening up the currencies, and your argument is very persuasive (we hear you man!). The support for BRL will likely come as part of us offering new payment options (other than PayPal). This is something we are always thinking about, but admittedly we don’t have any concrete plans just yet. For the latest updates, please watch the blog (blog.bandcamp.com) or follow us on Twitter (bandcamp).

    Thanks again for your support of Bandcamp and its Brazil – hopefully we’ll be able to bring those two things closer soon!

    Cheers,
    Ryan”

    Destaque para o “but admittedly we don’t have any concrete plans just yet”. Nada feito. Eles não tem nem planos de mudar isso. O jeito mesmo é conseguir uma conta americana no PayPal pra receber os pagamentos.

  3. A resposta que eu recebi a 6 meses atrás:

    “Hey Rafa,

    We recently looked into the Reais situation (a week or so before your email) and came to the conclusion that PayPal wants too many strings to be attached. However, we are very interested in opening up the currencies, and your argument is very persuasive (we hear you man!). The support for BRL will likely come as part of us offering new payment options (other than PayPal). This is something we are always thinking about, but admittedly we don’t have any concrete plans just yet. For the latest updates, please watch the blog (blog.bandcamp.com) or follow us on Twitter (bandcamp).”

    Não preciso falar nada né? haha

    Em relação ao workaround, já estou analisando a questão, obrigado pelo post. =)

  4. Caramba, estamos em 2015 e esse problema ainda existe! Não temos mesmo solução?

Leave a Reply

